Dermatologia tridimensional - Um olhar além da superfície.

Câncer de Pele

Uma de minhas pintas tem crescido e mudado de forma o que devo fazer?

Os Melanomas são lesões que normalmente se originam de pintas já existentes que freqüentemente se transformam com rapidez e os sinais mais precoces seriam detectados através da regra ABCD:

Assimetria: uma metade da pinta é diferente da outra.

Borda irregular: contornos mal definidos.

Cor variável: muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada).

Diâmetro: maior que 6,0 mm/ (diâmetro de um lápis).

O diagnóstico final se dá por biópsia local. Como é um tipo de câncer com grande poder de metastatização. Deve ser diagnosticado e tratado no inicio. Paralelamente deve ser feito estadiamento físico geral.

Tenho uma espinha no nariz que nunca cicatriza. Devo me preocupar?

Os tipos Não Melanomas (mais freqüentes são Carcinomas espino e basocelular) se originam, em sua maioria, em áreas de exposição solar ou de trauma constante. Alguns fatores são associados com aumento do risco como fumo, uso de drogas imussupressoras, uso próteses dentárias e exposição solar sem proteção cumulativa. O tratamento de escolha é a cirurgia convencional, mas em alguns casos pode ser feita quimioterapia tópica com PDT –  Metvix.

Saiba mais sobre Câncer de Pele.

Author Info

Gabriela Casabona

Dermatologista há mais de 9 anos, residiu nos Estados Unidos, onde fez especialização na Umassmed, Universidade de Massachusetts e na Dermatology Associated. Atualmente, trabalha em duas das clínicas mais respeitadas do país.

Sem Comentários

Comente o post!